As nossas peças, elaboradas em grande escala com intrincadas interpretações em corda, mostram o auge da excelência artesanal – a venerada técnica da filigrana, parte integrante do património cultural imaterial de Portugal.
A filigrana de corda forma uma ponte para uma identidade cultural entre o rio, o mar e a montanha, onde o folclore vibrante e os trajes tradicionais pintam uma tapeçaria vívida.
Aqui, o ouro brilha e adorna o peito das mulheres, ecoando histórias de uma rica herança.
Em 2018, Loba foi mais além, ampliando a sua técnica para o Figurino. O seu envolvimento em filmes de moda premiados em festivais de prestígio como o London Fashion Film Festival e o La Jolla Fashion Film Festival marcou um novo capítulo na sua jornada artística, solidificando a sua reputação como pioneira
na intersecção entre arte e moda.
Mergulhe no mundo das Joias Gigantes, onde cada peça não é apenas uma criação, mas um testemunho da fusão de arte, cultura e elegância atemporal.
No centro da narrativa estão as Mulheres – A Guerreira, A Lavradeira e a simbólica Maçã, os espelhos, incorporados às peças, refletem a força implacável e a dedicação inabalável das mulheres em cultivar um mundo mais caloroso e afável para si e para aqueles que as rodeiam. A Maçã de Íris Loba, com a sua estrutura de pensamento distinta, introduz uma mudança de paradigma. Embora ainda seja utilizada a técnica de manipulação de corda, o tecido endurecido, numa paleta de cores primárias, inspira-se na técnica do vitral e no movimento art nouveau. Isto marcou um momento transformador para a Artista, impulsionando-a para novos horizontes artísticos e uma identidade refinada.
follow us